sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Até à Lua da Viagem...


Algumas tribos nativas americanas chamam à Lua Cheia de outubro a "Lua dos Caçadores" (Full Hunter’s Moon), uma vez que ela marcava o tempo de ir caçar e recolher alimentos, preparando-se assim para o inverno do norte. Mas esta Lua Cheia de outubro também é conhecida pela "Lua da Viagem" (Travel Moon).
Aqui está a nossa, tal como a vimos nesta semana :)

Super Lua Cheia de outubro, 2015, Portugal. (1)

É a última Super Lua do ano, e convida-nos a entrarmos em viagem.
Numa longa viagem, que é "nossa"...


Super Lua Cheia de outubro, 2015, Portugal. (2)

Super Lua Cheia de outubro, 2015, Portugal. (3)
Super Lua Cheia de outubro, 2015, Portugal. (4)

Neste período, em que festejamos o Samhain, o Halloween, o Diwali, os Santórios e outras celebrações, recordemos também o seu significado e a longa viagem:

"A Festa ou festival de Samhain comemora a passagem do ano dos Celtas, de 31 de Outubro para 1 de Novembro. Marca o fim do ano velho e o começo do ano novo. Noite do fogo novo e da inspiração.
Celebração Celta, com grande influência na Galiza e Norte de Portugal. Nesta noite, os Celtas, povo com profundas crenças na imortalidade da alma, acreditava numa comunhão com o espírito dos seus antepassados. Na Galiza e Norte de Portugal, faziam-se fogos sagrados com ramos de sorveira brava e teixo com que se alimentavam as lareiras das casas. Também se usavam cabaças iluminadas por dentro. Vários séculos depois, esta tradição, que ainda se mantém, tem continuidade nas festas de Halloween, que se expandiram para os Estados Unidos, Canadá e Austrália, levadas pelos ingleses e irlandeses no século XIX.
Dizem que as cabaças eram colocadas nas ruas, junto às portas, para dar as boas vindas aos espíritos dos antepassados e alumiar a sua passagem, enquanto outras narrativas contam que as cabaças iluminadas serviam exactamente para o efeito contrário, isto é, para os afugentar."

Desta última interpretação até à famosa e actual "Noite das Bruxas" foi um pequeno passo... ;)

"Sobre o Fim do Ano Celta, e a Roda do Ano, a roda que representa a eternidade, o Samhain marca o fim de um ciclo, morre um ano e outro novo começa. O encontro com os antepassados, as luzes que os guiam, as lareiras que os acolhem nos seus antigos lares, onde partilhariam as suas comidas e bebidas favoritas, poderia ser um momento de comunhão, de reflexão sobre a existência, associada à morte, ao encontro, e também à renovação... ", «como com a Deusa Mãe (Natureza) que se renova a si mesma.»

Outra celebração, cheia de significado, que festeja a luz, a prosperidade, a união, é a Festa das Luzes, o Diwali, o festival religioso hindu que simboliza a vitória da luz sobre as trevas.
Na Comunidade Hindu de Portugal, quando chega o Diwali há sempre uma pausa no calendário. Este ano o Diwali acontece no próximo dia 11 de novembro.
"A Comunidade Hindu em Portugal celebra a Festa das Luzes, numa cerimónia semelhante ao Natal.
Existem várias razões para a celebração do Diwali. A narrativa mais popular é que o Diwali é baseado no épico Ramayana, que relata a história e a vida de Rama. Naquela escura noite de lua nova, os moradores de Ayodhya acolheram com alegria o regresso de Rama, Sita e Lakshmana, após a derrota do demónio Ravana. As ruas, foram decoradas com lamparinas, festejando o triunfo do bem sobre o mal.
Seguindo essa tradição, os hindus celebram o Diwali pintando Rangoli e colocando lamparinas de óleo ou Ghee (manteiga purificada) na entrada das suas casas. Rangoli caracteriza-se por uma pintura simétrica pintada no chão com pó colorido, simbolizando alegria e cor. Há também uma abundância de doces que simbolizam a doçura e o amor.
Outro significado do Diwali é que a luz espiritual interior do individuo, deve ser reflectida para o exterior. O Deus Rama é recordado como o perfeito exemplo do cumprimento do Dharma reforçando a prosperidade e a responsabilidade para com Deus.
E porque este é um momento auspicioso, família e amigos reúnem-se em suas casas para reforçar a prosperidade e a união." (Filomena Silva in Página da Comunidade Hindu de Portugal no Facebook: facebook.com/chpmandir, 30/10/2013)

Entre nós, é também por esta altura que festejamos o Dia de Todos os Santos, o São Martinho, as Descamisadas..., manifestações do "Ciclo das colheitas ou da partilha", mencionado por Moisés Espírito Santo:

"As festividades do ciclo da germinação representam uma ruptura na consciência colectiva do grupo.
Desde o princípio da floração, o grupo refaz progressivamente a sua unidade, a partir de bases novas e de novas uniões matrimoniais ou sentimentais, para se encontrar em plena harmonia no princípio das colheitas, momento a partir do qual tentará a sua sobrevivência, graças à partilha.
Deste modo, as festividades aldeãs, através da arte popular, representam o ciclo completo da vida: nascimento, morte e renascença do grupo, e que é paralelo ao trabalho agrário, de que depende a comunidade." (In Tradições de Aguim)

E por Ernesto Veiga de Oliveira e Joaquim Pais de Brito:

"Ao começo do Inverno, a construção do calendário cristão associou o Dia de Todos os Santos (dia 1) e o dia de Fieis Defuntos (dia 2).
Durante este período, as comunidades intensificam as relações dos seus membros numa auto-referência a si próprios, numa centripetria dos grupos, ao mesmo tempo que se abrem para formas diversificadas de comunicação com os seus antepassados - os mortos, aqueles que traduzem a comunidade na sua maior amplitude e na sua maior profundidade, e de certa forma dão sentido à comunicação dos vivos, por lhe devolver a identidade das suas origens, da sua inserção e da ancoragem no tempo.
Deste modo, prevaleciam as ofertas de natureza alimentar dos padrinhos para afilhados e dos afortunados ou generosos aos pobres e às crianças que, de cesta no braço ou sacola ao ombro, pediam o santoro de rua em rua, de porta em porta..." (In Doces de Festa)
 
Santórios 2014, numa aldeia de Portugal.

 Nas palavras do meu estimado Michel, que faço minhas: "São fascinantes todos estes rituais e celebrações. Há, nas nossas leituras, um impulso constante em procurar reconhecer-nos neles, onde eles existem em nós, independentemente da cultura que os enunciou. Reconhecemos neles algumas estratégias que usamos em relação aos nossos medos", desejos,  aspirações... "Ao desenhá-los, enunciá-los, contemplá-los, expô-los, "dialogamos" com eles. Ao "associar-nos" a eles, medos", desejos, aspirações... "tornam-se nossos cúmplices, e com isso algo em nós" acalma e "se tranquiliza".
É. Como se fossem memórias esquecidas, que ficaram escondidas no tempo, algures, e que suavemente vamos buscar para nos ajudar.
E é fascinante sim, olharmos com os olhos de outros povos e culturas, percebermos que partilhamos tanto com eles, e que apesar de toda a nossa evolução, continuamos com as mesmas interrogações fundamentais sobre nós e o que nos rodeia.
Quando lemos sobre eles, também nos transportamos até lá e voltamos como se nos reconhecêssemos neles. Quando vivemos as suas celebrações, costumes, que passaram de geração em geração, pela transmissão oral ou outras, vamos e voltamos, com os mesmos olhos.  ((In "À partilha e à inspiração". Train your Mind - Nature & Plus no LinkedIn, 31 de out. 2013)

Por isso, a nossa Lua Cheia de outubro é a "Lua da Viagem"!
Uma lua que vai e volta, cheia de luz, paz, prosperidade, generosidade, partilha, renovação e inspiração! Para celebrarmos quem somos, para não esquecermos o melhor de nós _/\_


E um grande Bem-Haja.
A todos,
A quem caminha, ainda, pelos Santórios
enchendo as suas sacolas com laços, raízes e tradição.
A quem dá e a quem recebe,
com generosidade e paixão.
A quem transforma a partilha,
num abraço único de harmonia, força e renovação
que enche o coração.

(In Santorios 2012)

Bom Samhain, Halloween, Diwali, Santórios... e sobretudo uma Boa Viagem  :)

Caminho, viagem.

 Um abraço a todos,
Maria

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Setembro lunar...


Em setembro veio a Super Lua Cheia,
e com ela, também, um eclipse total lunar:

A pouco e pouco, desmaiando,
vimos como se sumia no ar,
com a sombra próxima da Terra
na sua face, brilhante,
movendo-se, devagar...
 Espelhando-se nela,
conversando, redondas,
até o eclipse passar.

Que diriam uma à outra,
neste encontro de luz solar?

Pelo tom deste falar...
corando, baixinho, 
passeando toda a noite,
e toda a noite se guiando,
pelo Sol, testemunha circular.

Foi a 28, e há muito
não tinham um encontro assim!
As pessoas que sabem até dizem que
 foi no século passado, 
nesses loucos anos oitenta,
em que ainda viajávamos no tempo,
e saltávamos para a frente,
rumo ao futuro, esperançados.


Para lembrar esta Lua eclipsada de setembro,
amando a Terra em silêncio,
até 2033, 
quando as nossas memórias voltarem
a recordá-las, próximas,
nesse outro amanhã, talvez, 
de novo, mais uma vez...


Super Lua Cheia. Setembro, 27.2015.(1)

 
Eclipse Total da Super Lua Cheia. Setembro, 28.2015.(2)

Eclipse Total da Super Lua Cheia. Setembro, 28.2015.(3)

Eclipse Total da Super Lua Cheia. Setembro, 28.2015.(4)

Eclipse Total da Super Lua Cheia. Setembro, 28.2015.(5)

Eclipse Total da Super Lua Cheia. Setembro, 28.2015.(6)


Eclipse Total da Super Lua Cheia. Setembro, 28.2015.(7)

     

Eclipse Total da Super Lua Cheia. Setembro, 28.2015.(8)


Eclipse Total da Super Lua Cheia. Setembro, 28.2015.(9)



Eclipse Total da Super Lua Cheia. Setembro, 28.2015.(10)



Mais sobre o eclipse lunar total de setembro, 2015:
Observatório Astronómico de Lisboa: Eclipse Total da Super Lua

Leiam também o poema "O Eclipse", de António Nobre:

"Naquela tarde eu contemplava, ansioso,
A lua das marés:
Ia ver um fenómeno curioso,
Pela primeira vez.

Desde as sete horas que eu me achava pronto,
Pois vinha no jornal
Que se daria, às sete e meia em ponto,
O eclipse total. (...)"

Datado de 24 de Setembro de 1884, nas palavras do autor "Poesia impressionada por um eclipse, em 1884. Estava em Leça, então. Setembro, creio."
O poema tem sido investigado por diversos autores, uma vez que, naquela data exacta, não teria ocorrido um fenómeno semelhante. O eclipse total da Lua mais próximo aconteceu a 4 de Outubro de 1884.

(In
O ECLIPSE TOTAL DA LUA DE ANTÓNIO NOBRE, pp.4-14. APPA.)
E até 2033!
Abraço, Maria

Agosto, Agostinho...


Foi tempo de nascentes, 
de voltar ao gaspacho,
ao banho santo de 29,
acompanhados do belo luar,
e ao restolho, a lembrar
que é preciso nascer de novo,
recomeçar...


Rio Mira, junto a Castro da Cola; Ourique, Alentejo.

Andámos por nascentes de Milfontes, 
acompanhando o Mira, a serpentear, 
de sul para norte, desde a Serra do Caldeirão,
até ao mar, no Atlântico, desaguar...


"Onde o Mira se faz ao mar". Praia das Furnas, Vila Nova de Milfontes. Costa Vicentina, Sudoeste Alentejano.

Acompanhámos a Lua a crescer...
enquanto o dia se despedia,
azul, cor da terra,
e a alma, cheia, dizia:
amanhã, amanhã 
é outro dia...

Quarto Crescente de Agosto, Alentejo.

Preparámos e compartilhámos
um refrescante gaspacho!
E o saboreámos,
à sombra...
enquanto histórias contávamos,
e nos lembrávamos,
dos cerros e das gentes,
dos momentos, vividos, 
tão cheios de presentes...

Almocinho de gaspacho alentejano.

 E o restolho, ali tão perto!...
A lembrar que é preciso
"morrer e nascer de novo"...

Campos de restolho, planície alentejana.


E não sei quantos mergulhos demos!
para o banho virtuoso.
Mas cumprimos o ritual
do banho santo de 29,
neste oceano caloroso!
Mar de Atlas, salgado,
aos SSSSS, extenso,
impetuoso...

Oceano Atlântico (1).

Vimos o luar nascer
em cheio levantando ondas,
e um mar chão se transformando
a nossos pés lembrando
a força da atracção...

Oceano Atlântico (2).

Não sei se ficámos mais santos,
mas de alma cheia, guardámos,
a tradição de 29,
em nosso revigorado coração.


Oceano Atlântico (3).

Acompanhados do cheio luar...

Super Lua Cheia de 29 de Agosto.

E uma doce, eterna, recordação.

_/\_




Mais sobre o Banho Santo de 29: 

Celebração do dia de São João da Degola. Este ritual, herdado das antigas populações rurais do Algarve, traduz-se num banho de mar, tomado a 29 de Agosto para «curar diversas enfermidades» pois acreditava-se que a água neste dia era benta, boa para reumatismos e outras doenças. Mandava a tradição 29 mergulhos com a cabeça debaixo de água para que o banho fosse virtuoso.
As crianças e os menos afoitos eram incentivados a mergulhar. As mulheres vestiam combinações de flanela e os homens ceroulas. Crianças, rapazes e raparigas despiam-se para um banho animado com tropelias e mergulhos. Após o banho, juntavam-se todos, como uma grande família, à volta da merenda, da boa disposição e da música.
Também os rebanhos de cabras e ovelhas, oriundos de regiões distantes, desciam à praia acompanhados dos pastores e eram molhados e lavados um a um, apesar dos saltos aflitos...
Como relata Fernando Galhano em 1949, com especial relevo no livro «Festividades Cíclicas em Portugal» de Ernesto Veiga de Oliveira, trata-se de uma tradição muito antiga e de grande expressão na região.
Esta tradição chegou a estender-se das praias do concelho de Aljezur (Carrapateira, Bordeira e Odeceixe), no barlavento, aos areais de Lagos, Praia da Rocha, Quarteira e Manta Rota, no outro extremo do Algarve.
(In Carrapateira, História e Tradições. J. A. Sarmento; J. M. Marreiros (1993). Núcleo de Naturais da Freguesia da Bordeira, Casa do Algarve.)

E ainda se mantém!

"O banho santo era tradição
vinha sempre muita gente
em ceroulas e combinação
tomavam banho na água quente.

Mesmo que estivesse fria
tomavam banho também
diziam que era nesse dia
que o banho fazia bem."

(In "Banho Santo cumpre tradição")