terça-feira, 9 de outubro de 2012

Castelos da minha aldeia...



Do castelo da minha aldeia vejo
outro castelo a espreitar...
E tudo quanto vejo,
pode em terra, na água e no ar
sonhar e alcançar...

No "Dia Nacional dos Castelos", os castelos a espreitar :)
Abraço, Maria


 


E o que mais andará por aí "escondido", no ar, de um olhar?...

 

"O castelo de Almada terá origem árabe, facto comprovado por uma referência do geógrafo Edrisi, datada do século XII, onde aparece referido como “Hosnel-Madan” (fortaleza da mina).

A grande importância estratégica de Almada durante o período da Reconquista prende-se com a possibilidade de concentração em local fortificado frente a Lisboa, favorecendo ataques com êxito a essa cidade. Almada situava-se portanto numa zona de combates e retaliações. (...)" (União das Freguesias de Almada, CP, P., C. in https://www.uf-acppc.pt/territorio/patrimonio/1973-castelo-de-almada)

Fortaleza da Mina. Mas que mina? E qual a extracção que lá se faz?... (Da Origem do Topónimo ALMADA. Sebastião Caldeira Ramos. Almada, 1ª edição, 1991, com o apoio da Câmara Municipal de Almada; pp.60 e seguintes)

 

Do topo da colina do castelo de S. Jorge, avisto Lisboa e o Tejo e tudo quanto o ver e o olhar pode em terra, água e ar...

 

"(...) A escolha do local justificou-se pelas naturais condições de defesa e de vigilância, sobre o Tejo e as terras em redor a perder de vista, oferecidas pelas acentuadas escarpas que sustentam a colina a Norte e Oeste. Estas características também determinariam, mais tarde, o local escolhido para a construção do castelo.... Encontram-se os vestígios mais antigos de ocupação da área circunscrita pelo Monumento Nacional e que remontam ao séc. VII a.C., à Idade do Ferro, época em que provavelmente aí se localizava um povoado fortificado. (...)" (História do Castelo de São Jorge in https://castelodesaojorge.pt/site/pt/historia/)

Este castelo, como quase todos os outros, é entendido como um monumento muito "mexido" e com pouco interesse. (...) Por defeito ou feitio, a maior parte dos arqueólogos costuma caminhar com os olhos postos no chão. Num dia do Verão passado... Ninguém parecia ter reparado num texto gravado numa parede do monumento mais visitado do país... (Crónicas do castelo de São Jorge in https://www.nationalgeographic.pt/index.php/historia/grandes-reportagens/585-castelo-sao-jorge)