quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

À Descoberta do Madeiro de Natal 2010, numa aldeia de Portugal


Para que a tradição do Madeiro de Natal, símbolo de comunidade e partilha, se mantenha e continue viva na nossa memória e nos nossos corações... deixamos o registo da caminhada "À Descoberta do Madeiro de Natal, 2010" numa aldeia de Portugal...

Até ao próximo Madeiro!!

Abraço, Maria




Descrição: "Em muitas aldeias de Portugal a tradição do Madeiro do Natal ainda é para ser cumprida. Os madeiros são grandes fogueiras que se acendem no centro da aldeia ou no adro da igreja, na véspera de Natal.
A tradição começa com a recolha dos madeiros e, na noite de Natal, o madeiro é aceso, para aquecer o Menino Jesus. Enquanto a lenha vai ardendo, famílias e amigos juntam-se à volta da fogueira e contam-se histórias de outros tempos... em certos locais assam-se febras e chouriças...
Algumas aldeias mantém estes madeiros acesos continuamente até ao Dia de Reis.
A tradição do madeiro tem origem nos cultos pagãos, na celebração do Solstício de Inverno, em que se acendiam enormes fogueiras ao ar livre. Há algumas décadas, todas as aldeias erguiam a sua fogueira, mas com a desertificação e a saída dos mais novos essa tradição está em risco..."
( http://pt.wikipedia.org/wiki/Madeiros_(folclore )

"A tradição natalícia... exprime uma multiplicidade de valores sociais e humanos como os da solidariedade, da família, da felicidade e da paz."
(in «Eh! Madeiro! Símbolos e tradições de Natal» de António Cabanas)

Sem comentários:

Enviar um comentário